segunda-feira, agosto 01, 2005

Tipos de ataques

Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.(Efésios 6:12)


A Bíblia fala da luta espiritual que ocorre à nossa volta, da qual, por vezes, nem nos apercebemos. Alguns escritores têm a capacidade de a descrever melhor, talvez por estarem (ou terem estado) mais directamente envolvidos nas batalhas. O apóstolo Paulo apresenta o ensino bíblico sobre ela. Autores como Watchman Nee e C.S. Lewis (em Screwtape Letters) tentam apresentar situações contextualizadas dessa luta, como se de uma aplicação do texto bíblico se tratasse.

Neste 2º capítulo do seu livro, Nee apresenta exemplos de ataques que um crente com uma mente passiva pode sofrer. Inactividade, inquietude, mal-estar, incapacidade de se concentrar, distinguir ou lembrar, confusão, trabalho sem resultados, tagarelice, obstinação, inconstância, insónias, sonhos ou visões e medos, são possíveis resultados da actuação de espíritos malignos. De um modo geral, subjacente a estes fenómenos está a perda de controle da mente, ou a incapacidade de um crente pensar por si próprio, deixando que tais espíritos pensem por ele.

Das palavras de Nee, será sensato não concluirmos que uma simples insónia, esquecimento ou outro fenómenos referido é sempre um ataque maligno. Não sejamos como aqueles que vêem o diabo em tudo. No entanto não devemos também negligenciar em nós próprios ou noutros, situações daquelas a acontecerem de um modo recorrente e sistemático. Isto é sinal de um provável ataque espiritual, pelo que é importante parar para definir uma estratégia de defesa.

Comente: Concorda que uma mente passiva pode ser atacada da forma descrita?

Sem comentários: