quinta-feira, novembro 24, 2005

Acerca das relações sexuais

Especialmente nas sub-culturas evangélicas norte-americana e brasileira, está a ser normal, tolerada e, em alguns casos, considerada bíblica a prática de relações sexuais antes do casamento entre casais de namorados assumidamente cristãos. Sabemos que somos influenciados por essas sub-culturas. A Bíblia apresenta alguns conselhos e exortações sobre o assunto. Psicólogos e conselheiros matrimoniais também têm as suas posições e conselhos. Qual é a sua opinião? Se estiverem à vontade para o fazer, escrevam comentários ou então participem simplesmente na Sondagem.

ps-com o termo sub-cultura pretendo referir-me a grupos dentro das comunidades/culturas cristãs que começam a pensar e a viver do modo descrito. Não me quis referir às igrejas em si e ao ensino que proclamam.

9 comentários:

Paula disse...

Apenas devem existir quando há um compromisso: o casamento.

Anónimo disse...

Como cristão brasileiro devo discordar de sua afirmação. Nas Igrejas cristãs brasileiras que possuem a Bíblia como regra de fé e estão sujeitas a Cristo, não há tolerância para a prática de relações sexuais antes do casamento para cristãos, como para não-cristãos. Sabemos que a Bíblia é bem clara sobre esse assunto, o Pastor que autoriza ou tolera essa prática está indo contra aquilo que o fez receber esse título. Não se pode generalizar, pois assim estaríamos condenando os santos do Senhor que estão se aperfeiçoando na graça. Nossa função é apontar o caminho, sejamos benção nessa geração que está longe do Senhor. :)

Jorge Oliveira disse...

Relações sexuais entre um homem e uma mulher deve acontecer somente no casamento.

Vitor Mota disse...

Paulo Camargo, obrigado pelo seu testemunho discordando da minha afirmação. Ainda bem que me afirma que não existe essa tolerância nas igrejas cristãs. Mas a prática nem sempre é igual à doutrina e a própria literatura cristã evangélica brasileira relata um pouco essa realidade. Foi por isso que quis levantar esta questão.

Anónimo disse...

O problema é q o termo evangélico, hoje em dia, é muito generalizado. Atualmente, uma pessoa não precisa praticar a doutrina de Cristo para ser considerada evangélica, mas apenas se auto-afirmar como tal. E isso envergonha o Evangelho. Sabemos que existem lobos em meio a ovelhas, e que o inimigo quer desmoralizar os cristãos fiéis. Por isso precisamos estimular o estudo das Escrituras, que hoje é pouco pregado. Mas discutir um tema é sempre saudável e deve ser praticado... só quis deixar claro que a Igreja Cristã Brasileira tem como regra de fé e conduta a Bíblia, e que um grupo de pessoas não pode ser considerada como um todo. Devemos sim condenar o pecado através das Escrituras e indicar o caminho para o povo (e isso inclue Brasil, Portugal, EUA, etc).

Vitor Mota disse...

Acho que não estou a fazer uma afirmação generalizada, especialmente porque não conheço as realidades focadas tão bem como quem lá vive ou viveu. Foi por isso que falei em sub-culturas evangélicas. Com isto, não me queria referir à cultura/doutrina ensinada pela maioria das Igrejas Evangélicas mas sim por sub-culturas (espero que sejam a minoria dos cristãos) dentro das culturas, que começam a pensar e a viver do modo descrito. E certamente que esta é uma realidade concreta (não disse como generalização) que os livros de diferentes conselheiros e autores cristãos (bíblicos) tentam combater. E se o fazem é porque é uma realidade. E todos nós conhecemos casos (também já em Portugal) de pessoas cristãs que não pensam, nem agem como se as relações sexuais fossem exclusivas do casamento. Bastaria fazer uma sondagem a adolescentes/jovens para comprovar este facto. Talvez se tivesse feito a pergunta nesse sentido, poderíamos tirar essas conclusões.
Obrigado a todos pelas vossas contribuições.

Marlene Maravilha disse...

Vitor,
o que vemos é exatamente isso. A maioria dos jovens não leva a sério a Palavra do Senhor e a prática sexual dentro das igrejas tem sido sim,normal e comunissíma.
Só apelando para o Espírito Santo de Deus e a aplicação da sua Palavra para ver se modificamos este quadro. A chave está na oração. TEmos que atentar para isso.
Um grande abraço

Anónimo disse...

Considero que apesar de na maioria das igrejas evangélicas, não só nos EUA e Brasil, mas também em Portugal e outros países ensinar que as relações sexuais entre um homem e uma mulher somente devem acontecer no contexto do casamento, a realidade é que cada vez mais acontece antes do casamento e muitas vezes a liderança da igreja não encara esta questão com frontalidade... Recordo um culto especial em que estive presente no ano de 1998 na cidade de Niteroi, onde estavam presentes muitos jovens solteiros a maioria dos quais namoravam ou eram noivos e quando Pastor convidado para ministrar a palavra do Senhor disse que sentia que existia bastantes pecados sexuais por confessar a Deus e também situações imorais no seio da igreja e que Cristo queria perdoar, renovar e restaurar essas pessoa, fez então um chamado para arrependimento e oração e aconteceu para meu espanto (percebi a realidade) que muitos.... e muitos dos presentes foram a frente para receber oração e confessaram que estavam a praticar sexo fora do casamento ou seja em seus namoros e noivados... não posso generalizar mas o facto é que a realidade do povo presente era de um contexto inter-denominacional...
Que o Senhor nos ajude a ter temor e reverência pela Sua Santa Palavra…

Vitor Mota disse...

Obrigado também à Marlene, Nuno, Lenita e Ismael pelos vossos testemunhos. Julgo que são bastante elucidativos da realidade e de que não podemos ficar indiferentes nem evitar-mos falar nestas questões.