sábado, julho 23, 2005

V - Faça o bem que deve ser feito! (Comunicando a mensagem)

Todos nós conhecemos ou pelo menos já ouvimos falar em livros de auto-ajuda. Eles estão muito na moda actualmente.
Todos os autores destes livros procuram apresentar soluções para os problemas do ser humano. Todos eles apresentam frases que têm o propósito de ajudar o ser humano, homens e mulheres na sua realização pessoal, de modo a atingirem sucesso.
A Bíblia também é um livro de auto-ajuda mas é muito mais do que isso. É o livro inspirado por Deus, para o homem que Ele criou e que conhece melhor do que ninguém e para o mundo que caminho a passos largos para o futuro que ele também conhece de forma soberana.
Será que na Bíblia podemos encontrar ajuda para vivermos a nossa vida da forma que Ele deseja que vivamos, uma vida em abundância?

O texto de Tiago 4:13-17 ensina-nos 4 princípios de vida:

1. Não façamos afirmações como se tivessemos o controle do futuro
2. Não nos gabemos das nossas capacidades para cumprir os nossos planos
3. Afirmemos que se for da vontade do Senhor, o que planeamos acontecerá
4. Façamos o bem que sabemos que deve ser feito

Sem dúvida que estes princípios de vida são mais importantes do que aqueles que lemos nos livros de auto-ajuda. E são mais importantes porque não são apenas ajuda para nós nos sabermos orientar melhor na vida. Estes princípios são ajudas também para os outros. Se nós os aplicarmos na nossa vida estaremos a ser uma benção para os outros.
Estes princípios não tratam apenas de não fazer o que é errado. Há princípios que devemos ter na vida que nos dizem para não fazer determinadas coisas, mas há outros que nos dizem o que devemos fazer. Não basta não fazer o que é errado. Temos de fazer também aquilo que sabemos que deve ser feito.

Sem comentários: