domingo, setembro 28, 2008

Passando o testemunho

Terminou há pouco tempo mais uma edição dos Jogos Olímpicos e Para-Olímpicos que se realizaram na China. Os atletas portugueses deram o seu melhor e alguns conseguiram conquistar algumas medalhas. Uma das provas que mais me impressionou pela negativa foi a corrida de 400 m estafetas.
O que me impressionou foi o facto de diversas equipas, por sinal do países mais fortes, não terem ganho porque cometeram erros na transmissão do testemunho de uns para os outros. Alguns não conseguiram entregar o testemunho ao colega e outros até o deixaram cair! Isto aconteceu com atletas de alta competição, habituados a este tipo de provas.
Lembrei-me desta situação porque hoje foi o dia em que houve também a passagem do testemunho de um líder para outro na Igreja local a que pertenço. Depois de algum tempo de liderança de uma equipa, Deus trouxe até nós um outro líder/pastor para prosseguir a liderança da corrida.
O apóstolo Paulo diz em 1ª Coríntios 9:24: "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade correm mas só um leva o prémio? Correi de tal modo que o alcanceis."

Mas reparem neste pormenor.
Paulo não queria correr sózinho para ganhar o prémio. Paulo era um motivador. Para além de correr, ele era também como um treinador que dizia aos seus irmãos: corram, de modo a alcançar o prémio, tal como eu corro para o alcançar. Ou seja, Paul não queria a honra da vitória para si. Paulo queria que os crentes fossem os vencedores da corrida e que conseguissem o prémio.
Realmente naquele tempo realizavam-se os Jogos Olímpicos em Corinto que eram muito famosos. Daí Paulo usar tanto estas imagens da corrida e da luta. Realmente quem compete deve colocar todo o seu esforço em alcançar a vitória porque só um recebe o prémio. Na corrida cristã também devemos colocar todo o empenho e esforço mas sabendo que podemos partilhar com outros o sabor da vitória. Não há só um vencedor na corrida cristã. Todos podem vencer, desde que corram com dedicação, domínio próprio e procurando vencer os adversários.

Infelizmente nem sempre ocorre uma boa passagem de testemunho e nem sempre se luta em união pelo mesmo objetivo da vitória conjunta mas sim procura-se uma vitória individual. Assim perde-se!

Sem comentários: