segunda-feira, janeiro 19, 2009

Em Greve porque...

Os professores, vivamente preocupados com a instabilidade que se vive nas nossas escolas, cientes da inquietação e incerteza que esta situação provoca nas famílias, gostariam de afirmar de forma peremptória e inequívoca que:

1. Em nenhuma circunstância, os professores esquecerão que o seu primeiro e irrevogável compromisso é para com os alunos e, como tal, o seu dever de ensinar com competência será cumprido contra todas as adversidades.

2. A tensão que se vive nas escolas é devida à introdução, em simultâneo, de um conjunto profundo de alterações legislativas, emitidas pelo Ministério da Educação (M.E.), que vêm mudar, para pior, a face da escola pública portuguesa e, no limite, condenar a sua própria existência. Todas estas alterações foram introduzidas sem uma verdadeira negociação com os agentes dessas modificações, tornando-as assim questionáveis no plano democrático e, na prática, de difícil ou impossível aplicação. Os remendos, os sucessivos retoques legislativos, apressadamente levados a cabo pelo M. E., são prova da sua manifesta e não assumida incongruência. Veja-se, a título de exemplo, o que se passou com a Lei da Gestão e Administração Escolar, com o Decreto Regulamentar da Avaliação de Desempenho dos Professores e mesmo com o Lei que define o Estatuto do Aluno.

3. Sabemos que uma correcta e isenta informação é um elemento fundamental para a construção de uma verdadeira cidadania e é isso que, a cada dia, procuramos fornecer aos vossos filhos e educandos; não pretendemos a vossa compreensão e apoio só porque somos os seus professores: estamos certos de que, se houver informação isenta, fica clara a justeza da nossa posição.

4. Além de professores, também somos Pais e Encarregados de Educação. Também por isso, estamos disponíveis para colaborar em todas as reformas necessárias na escola portuguesa, estamos dispostos a mudar o que urge mudar e pedimos muito pouco em troca: que nos respeitem, que nos oiçam verdadeiramente e percebam que a nossa dignidade é inegociável.

Os Professores

3 comentários:

Avozinha disse...

Clap clap clap!

Anónimo disse...

Bravo Víctor !
Excelente !
Abraço

Teresa L.

rui miguel duarte disse...

Felicidades e solidariedade pela luta dos meus ex-colegas, que, mais do razoável, é legítima, e que tem sido distorcida por tóxica desinformação.
Abraço