domingo, janeiro 02, 2011

Desculpem o incómodo srs larápios

Ontem à tarde, dia primeiro de 2011, estava eu a passear com a Austin em plena baixa lisboeta repleta de transeuntes, quando reparo que um casal jovem seguia outro casal de turistas. Nada de estranho a não ser o facto do rapaz jovem estar, com a maior das tranquilidades, a abrir a mochila da senhora que ia à sua frente.
Ao me aperceber que se estava a desenrolar um roubo ao meu lado, agarrei no braço do rapaz e o casal de turistas voltou-se para trás, apercebendo-se que estavam a ser assaltados. Mas, para meu espanto, ele nem fugiu nem deu a carteira porque.. já não a tinha.
A Austin que tinha ficado para trás, apercebeu-se que a moça já tinha fugido e correu atrás dela. Agarrou-a também pelo braço e virou-a para si, quando viu que ela já estava a tirar o dinheiro da carteira. A Austin, disse-lhe que a carteira não era dela e tirou-lha da mão, enquanto ouvia uns palavrões daqueles fortes!
Devolvemos a carteira ao casal de turistas que muito agradeceu, enquanto o casal de larápios saia dali a resmungar connosco, com dezenas de pessoas a presenciarem a cena, sem fazerem nada.

Devia ter tentado tirar-lhes uma fotografia e ter ido denunciá-los à esquadra da Polícia, que havia ali bem perto. Com a emoção da cena, nem raciocinamos bem. Mas pelo menos, um casal de turistas não ficou com as suas férias estragadas e eu e a Austin, nos sentimos bem por termos feito aquilo que devíamos.
Mas era tão fácil termos ignorado e passado ao lado dum problema que não era nosso...

Um ano de 2011 repleto de atitudes correctas!

Sem comentários: