quinta-feira, dezembro 08, 2005

E o melhor caminho é...

Com tantos a apresentar caminhos de vida, uns mais fáceis do que outros, de acordo com as suas verdades, Cristo apresentou-nos O Caminho que Ele deseja que sigamos. Segundo O Evangelho de Marcos 8:34 o Caminho de Cristo:

1. É Voluntário ("Se alguém quer vir...")
2. É Orientado por Ele ("após mim...")
3. Requer Renúncia pessoal ("a si mesmo se negue...")
4. Requer Identificação com Ele ("tome a sua cruz...")
5. É Activo ("e siga-me.")

Não me quero reter na explicação de cada um dos aspectos deste caminho, mas apenas pensar se ele é realmente O melhor caminho a seguir e porquê. Talvez, nós cristãos, digamos facilmente demais que é o melhor mas sem sabermos justificar adequadamente essa afirmação, ou por palavras ou por acções. Por isso gostaria que pudéssemos reflectir em conjunto:
O caminho de Cristo é o melhor? Porquê?

ps-seria aconselhável a leitura de Marcos 8:27-38

9 comentários:

Hupernikon disse...

Não é o melhor é o único caminho para chegar a Deus
"... Eu sou O caminho, A verdade e A vida, ninguém vem ao pai se não for por Mim..."

Vitor Mota disse...

Sim, eu sei. Mas não foi isso que perguntei.

Paula disse...

É o melhor porque é o único que nos pode preencher. Fomos recriados, nascidos de novo, para o louvor da Sua Glória. Creio que Deus tem para cada um especificamente um caminho traçado e tb creio que se nos desviamos desse caminho, estamos a deixar de lado o que seria o melhor caminho para nós.
Mas é como dizes, é um caminho que requer muitas coisas. Não se consegue caminhar nesse caminho se vivermos superficialmente na nossa fé.

entre-aspas disse...

O que significa o "melhor"?

Sem problemas, sem dor, sem provações?. Não.

Com esperança, com vitória, com vida? Absolutamente.

Anónimo disse...

Jesus é o melhor caminho porque nos leva à uma eternidade com o Pai, sem Ele não há esperança futura. Não é um caminho humano, pois não há atalhos (a humanidade busca soluções práticas, rápidas e superficiais para seus problemas de valor eterno). O caminho de Cristo é o caminho da fé, nos faz depender totalmente da graça, por isso é um caminho de vitória. O triunfo de Cristo nos faz vencedores, e mesmo que passemos por tribulações terrenas continuamos no caminho, o nosso alvo é o céu (Romanos 8:18). O versículo 38 deste capítulo de Marcos deixa claro qual é o destino daqueles que não o escolhem como O caminho.

Anónimo disse...

é o melhor caminho por que nos faz andar em seguraça de relacionemento com o Pai... é o melhor pois garante a redenção da alma e do corpo... é o melhor por devolver a paz outrora perdida... não é transitorio, imediatista, egocentrista, é o melhor por que é o unico que foi providênciado por Deus para reestabelecer seu pacto com o homem...é simplesmente d+...

Vitor Mota disse...

As vossas respostas têm reflectido profundidade e conhecimento do Senhor e dos Seu Caminho. Obrigado e continuem!

Davide Vidal disse...

É o melhor porque a alternativa que existe nos leva à solidão ao desespero e à morte fisica e eterna! É o melhor porque não é um caminho dos homens ou dos anjos (imperfeito) mas um caminho do próprio Deus (perfeito)

Vitor & Austin disse...

Eu *confio* que o caminho que Deus traçou para mim é o melhor, em todos os sentidos, porque Ele ama-me e diz que quer o melhor para mim. Pode nem sempre parecer o melhor porque não é o mais fácil nem o mais lógico. Mas Ele diz: "Eu é que sei os pensamentos que tenho a vosso respeito...pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais." (Jer.29:33) Como não experimentei pessoalmente todos os outros caminhos possíveis não basta falar da minha experiência. Pela fé é que digo que o caminho de Cristo é o melhor.