segunda-feira, maio 15, 2006

A 2ª instrução

Mas a 2ª instrução ainda exige mais responsabilidade da nossa parte.
Lendo Mateus 24: 45-51, o texto que segue a instrução de "estarmos atentos", vemos uma parábola dirigida a quem? Aos pastores e líderes da Igreja? Aos anciãos e diáconos? Sim, dado que a parábola faz referência a alguém que tem funções de responsabilidade sobre outros, alguém que tem funções governativas dentro do reino de Deus.

Mas será que só os líderes governam? “Governar correctamente significa unir e inspirar os outros, a fim de liderá-los numa linha correcta de acção.”
Cada um dos filhos de Deus, de algum modo tem funções governativas sobre outros. Os pais têm funções governativas sobre os seus filhos. Um professor sobre os seus alunos. Um irmão que lidera um outro grupo de pessoas também tem.
Em todas estas funções governativas há uma palavra que me parece resumir bem o que é governar e que me parece ser a 2ª instrução que Jesus nos quer dizer e que é: cuidem da Igreja.
Cuidem da Igreja é a 2ª instrução que Jesus nos pede que cumpramos enquanto Ele não volta. Todos nós temos de cuidar bem, uns dos outros. Todos nós temos de cuidar bem da Igreja do Senhor Jesus porque todos nós temos funções governativas quaisquer que elas sejam. Umas podem parecer mais importantes do que outras mas para Jesus todos são igualmente importantes.

E sabem quais são as duas qualidades que Jesus pede de nós enquanto cuidamos da Igreja? (continua...)

2 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Graça e Amor?
Autoridade espiritual e exemplo?
Visão e revelação?
Palavra e oração?

(é melhor eu parar...)

Vitor Mota disse...

As respostas estão nas parábolas seguintes.