sábado, setembro 24, 2005

Dar graças sempre!?

Eu sei que tenho e quero abordar o tema do propósito do nosso corpo mas não posso deixar de partilhar algo relacionado com o verso: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para connosco." - I Tess. 5:18

Hoje, recebi um telefonema de um amigo meu a dizer-me que tinha de pregar sobre este texto bíblico e queria que eu lhe desse duas ideias acerca do mesmo. Para além de ser necessário tempo para meditar nos textos bíblicos quando deles queremos retirar ideias para a nossa vida, naquele preciso momento eu estava num momento em que nenhuma vontade tinha de "dar graças"! Mas, por causa deste telefonema fiquei a pensar na minha atitude e nas ideias que realmente podia retirar daquele verso para as aplicar à minha vida.

Ora sem dúvida que se trata de um verso muito conhecido e eu pude dar-lhe logo duas ideias:
1. Qualquer circunstância é adequada para dar graças a Deus.
2. Dar graças resulta de ter a Cristo como Senhor da nossa vida.

Mas depois, fiquei a meditar neste texto, tentando aprofundar o seu significado e percebi que realmente acontecem situações na vida (tragédias, problemas, ou simplesmente chatices) que não nos dão motivos para agradecer. Por isso, o que quer dizer: "Em tudo dai graças.."?

Talvez devamos entender que o "tudo" representa um quadro mais geral da nossa vida. Não devemos simplesmente olhar para uma "desgraça" particular ou esporádica mas realmente olhar para o quadro maior e agradecer por ele. Sim, vivemos num mundo imperfeito, governado em grande parte pelo mal e por isso é normal que surjam problemas, desgraças e dificuldades. Não é por isto que devemos dar graças mas sim porque o quadro final que Deus, em Cristo Jesus, preparou para os seus filhos é realmente belo!

1 comentário:

Paula disse...

SIm, esse tudo pode bem ser um quadro mais geral da nossa vida, sim... Mas mesmo qdo esse quadro geral é todo mau, ainda assim devemos dar graças, e isso é tudo menos fácil...