sexta-feira, setembro 30, 2005

O corpo é para o Senhor - II

Falámos ontem que o corpo, entendido segundo uma perspectiva hebraica como um “objecto psiquicamente animado”, possui uma missão muito mais elevada do que a satisfação dos apetites sexuais desordenados exemplificada pela imoralidade e prostituição, como era a prática dos Coríntios (habitantes de Corinto, cidade da Grécia, um grande centro de comércio e de adoração a Afrodite, a deusa do amor, cujo culto deu origem à grande imoralidade sexual existente).
Segundo um teólogo conhecido, o apóstolo Paulo declara que “aquilo que é feito através deste corpo físico tem reflexos sobre a personalidade inteira do indivíduo, afectando o seu destino, e degradando ou elevando toda a pessoa. Por conseguinte é muito importante aquilo que fazemos com os nossos corpos.” (Champlin, vol.4, pg.87). Concordo com esta ideia embora discorde da parte “afectando o seu destino”, dado que a Bíblia também declara que se alguém confessar os seus pecados, Jesus Cristo é fiel e justo para perdoar (I João 1:8).
Portanto, é importante que demos mais atenção ao nosso corpo, sabendo que ele irá ser transformado num corpo glorificado, certamente não das mesmas substâncias e partículas que constituem o nosso corpo actual, mas de uma forma onde a personalidade inteira dos crentes será totalmente redimida e recomposta (cf. Rom. 8:23). Aí então, e finalmente, haverá verdadeira Paz entre os homens!

Sem comentários: