sábado, setembro 17, 2005

O Espírito e a Morte

Ontem, numa conversa sobre a morte com uma colega, ela dizia-me que era importante esperar cerca de dois dias antes de cremar o corpo de alguém para dar tempo ao seu espírito para se aperceber da morte do corpo e sair dele.

Sem dúvida que a morte começa a ser uma realidade a partir do momento em que nascemos, consequência do pecado que todos temos conforme diz a Bíblia (Rom. 3:23 e 6:23).
O Salmista dizia: "Lembra-te de como é breve a minha existência!" (Sl.89:47), dado que "aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto o juízo" (Heb.9:27). A realidade da morte é inquestionável, mas efectivamente em que consiste ela?
Consiste em primeiro lugar na transformação da nossa existência, quer física quer espiritual, do modo como a experimentamos actualmente em vida. "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu" (Ecl.12:7). Como diz Tiago, "o corpo sem espírito é morto" (Tg.2:26a). Assim, quando o corpo humano cessa totalmente as suas funções dizemos que a pessoa está morta fisicamente e portanto, imediatamente, sem o seu espírito. No entanto isto não é o fim.
A "vida após a morte" será portanto uma existência incorpórea, como a conhecemos actualmente mas consciente em que apenas podemos dizer, existirá dentro da esfera espiritual, portanto com outra realidade “corporal”. Os remidos desfrutarão da presença de Deus e os restantes sofrerão as consequências da Sua ausência, imediatamente após a morte física.

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge Oliveira disse...

Gloriosa esperança!
Parabéns pelo Blog.

Vilma disse...

Sem dúvida... mas essa existÊncia não se limitará a algo incorpóreo, pois todos teremos corpos glorificados também! gostei do teu blogue! A minha mae também andou no IBEPE! Há dois anos!

Vitor Mota disse...

Sim, também concordo Vilma, embora não saibamos como ele será realmente. Bom, Jesus é uma pista! Quem é a tua mãe? Andou no IBP-ESETE? Até...

Michael D. Belmonte disse...

Amém, lembre-se que a MORTE é um espírito e Jesus disse que ela será lançada no lago de fogo junto com satanás. Aqueles que aceitaram a Jesus como Salvador não verão a morte, e a minha bíblia diz que eles dormem em Cristo! Parabéns pelo blog