sábado, setembro 03, 2005

De quem é a sua vontade?

Relacionado com o esquema anterior, não posso deixar de transcrever o que Watchman Nee, no livro "O Homem Espiritual", afirma relacionado com o funcionamento da vontade do homem quando esta se encontra sob influência dos espíritos malignos:
"Sempre que alguém deixar sua vontade em estado passivo ou criar condições para a operação do diabo, ele agirá." (pag.143)
Esta é a grande tese do seu livro que já tenho vindo a referenciar. No entanto, Nee esclarece qual a diferença entre o modo de Deus trabalhar na nossa vida, e o modo de satanás. Diz ele de uma forma que não posso deixar de transcrever:

"Deus quer que o crente coopere com Ele, exercitando a sua própria vontade e usando toda a sua capacidade, para ser cheio do Espírito Santo. Os espíritos malignos, visando facilitar a sua actuação, exigem que o crente deixe sua vontade em estado passivo e renuncie completamente ao uso das suas capacidades. No primeiro caso, o Espírito de Deus preenche o espírito do Homem comunicando-lhe vida, poder e operando nele libertação, crescimento, renovação e força para que ele possa ser livre e inabalável. No segundo caso, Satanás ocupa as faculdades passivas do homem e, se não for detectado, passa a destruir a sua personalidade e sua vontade, reduzindo-o a um boneco, subjugando sua alma e seu corpo e deixando-o amarrado, oprimido, desvastado e aprisionado. O Espírito Santo capacita o crente a conhecer a vontade de Deus através da intuição, a fim de que ele compreenda com a mente e depois a realize, exercitando a vontade. O espírito satânico, porém, submete a pessoa à opressão de um poder externo que dá a esta a impressão de ser a vontade de Deus, forçando-o a agir como uma máquina desprovida de pensamento e de poder de decisão." (pg.143,144)

Certa é, esta realidade em casos graves de depressão por exemplo. Mas não devemos esquecer que os filhos de Deus são constantemente tentados e submetidos à influência directa e indirecta de Satanás e dos seus espíritos. Acredito que realmente vivemos sob uma guerra espiritual. Por isso precisamos aprender como o nosso inimigo trabalho e seguindo a estratégia de Tiago: "Sujeitai-vos portanto a Deus mas resisti ao diabo" (Tg.4:7).

Sem comentários: