domingo, agosto 06, 2006

Propiciação

Propiciação. Já deve ter ouvido esta palavra, mas será que sabe o que significa?

Se formos analisar cada pormenor da Arca da Aliança que Deus mandou Moisés construir, vemos que a tampa que a cobria e na qual se encontravam dois querubins chamava-se propiciatório.
Uma vez por ano (No dia da expiação – Dia do Yom Kippur), o sumo sacerdote entrava no lugar Santíssimo e queimava incenso sobre o propiciatório até que este ficasse envolto em fumaça. Depois o sangue de um novilho era aspergido sobre o propiciatório sete vezes (Lev.16:14).
Este ritual fazia parte de uma cerimónia maior em que Israel, mediante o seu arrependimento solene buscava o perdão de Deus e a sua misericórdia pelos pecados cometidos no ano anterior. O propiciatório simbolizava a misericórdia de Deus cobrindo a violação das leis contidas nas tábuas que estavam na arca. A ira de Deus era aplacada, desviada por meio deste sacrifício de sangue. Propiciação significava isso.

Mas, o que acontece hoje?
Jesus Cristo foi a propiciação pelos nossos pecados de uma vez só, sendo um sacrifício perfeito e único. Só o sacrifício de Jesus consegue desviar a ira de Deus de nós para Jesus Cristo. Não foi o sangue de um novilho mas sim o sangue de Jesus Cristo aspergido por nós, feito uma só vez e que tem efeitos para sempre. É isto que significa propiciação.

Da próxima vez que tomarmos a Ceia do Senhor convém lembrarmo-nos do significado desta palavra.

5 comentários:

Edson Camargo disse...

Amém! Convém lembrar disso sempre!
Abraço!

Unknown disse...

Boa tarde,

Depois do ultimo comment no meu blog, decidi em primeiro lugar responder a ele no local para isso indicado.
O meu blog.
Por outro lado , decidi fazer esta visita, e ler quem me lê. :)
Gostei do que li, e fiz o que costumo fazer quando gosto. Coloquei nos meus favoritos pesoais.
Continua, e que Deus te Abençõe.

Anónimo disse...

Grande Vitor Mota....!!! que pena! a maior parte dos Cristãos hoje não compreendem o que seja propiciatório, propiciação, expiação, leis, sacrifícios, sangue aspergido, ceia... ahhhh... mas olha quando um pecador (eu) vê os conceitos destas palavras então cai a escama que cobre os olhos não tem jeito... ele chora, grita, fica em silêncio, sorri de mansinho ou as gargalhas... só porque começa a enteder a graça em um Deus de amor... obrigado por ter me lembrado disso.. que o Senhor o abençoe....

Davide Vidal disse...

Na verdade é esse o própósito da Santa Ceia - memorial de Cristo; Esta palavra encerra uma realidade fantástica: Aplacar no sentido de satisfazer completamente a justa ira de Deus por isso João a aplicou tão bem na 1ª epistola

Anónimo disse...

Gostei muito da tua explicação... Muito claro e conciso. Sobretudo a propiciação é um acto de substituição de algo ritual por definitivo sacrifio do Cordeiro de Deus. Obrigado por me ajudares a compreender melhor!
Lucinda