sábado, março 15, 2008

Última semana de aulas-II

Quinta-feira, 13
Este é o dia em que não tenho actividade lectiva e supostamente seria um dia mais leve. Entretanto a minha filha está um pouco adoentada e tenho de cuidar dela, como faço todas as 5ª-feiras. Mas, se noutras profissões, ficar em casa por motivos de acompanhento familiar não implica ter trabalhar, na profissão docente isso não acontece. Há prazos a cumprir diáriamente, aos quais não podemos fugir. Temos uma avaliação constante e diária sobre nós. Por isso era preciso dar continuidade à preparação da reunião da minha Direcção de Turma convocada para o dia seguinte. O trabalho vai do registo de faltas manualmente nas Fichas de Registo de Avaliação (o simplex não chegou às Escolas!), preparação dos planos de recuperação e acompanhamento, e reflexão sobre o trabalho com cada aluno individualmente, em particular dos casos mais problemáticos e que na minha turma são bastantes!
Este trabalho dura até meio da tarde quanto chega a minha esposa para ficar com a nossa filha e eu já posso sair para ir à Escola continuar este trabalho burocrático nos computadores disponíveis para o efeito. Volto a sair de lá às 19h.
Chego a casa, janto e porque joga o Sporting, não vamos às compras!
(Pelo menos o Sporting lá conseguiu ganhar, desta vez, bem!)

Sexta-Feira, 14
São 08h e já estou na Escola para a primeira reunião de avaliação. A greve dos funcionários fechou a Escola mas o trabalho no seu interior continua. Depois de 2h30 de reunião, tenho um intervalo em que aproveito para tratar de escrever, fotocopiar e enviar mais cartas para Encarregados de Educação cujos educandos revelam excesso de faltas injustificadas. (Bom, não falo agora do novo, suspenso, Estatuto do aluno!).
A reunião da minha direcção de turma, do 7º ano, convocada para as 12h30 é adiada uma hora, porque não se sabe se haverá funcionários para abrir o pavilhão onde estava prevista decorrer. Por causa do atraso consigo almoçar e lá começamos a reunião que consistiu em avaliar 27 alunos, 10 com plano de recuperação (porque revelam tem diversos níveis inferiores a três) e 4 com plano de acompanhamento (porque são repetentes). Passado duas horas e meia bastante intensas já estou atrasado para outra reunião, desta vez do 8ºano. O que vale é que a DT é um espetáculo e trouxe chocolates para oferecer aos colegas que nem tempo tiveram de lanchar! Termina por volta das 18h30!
Vou para casa, janto e tenho de sair outra vez. Agora o serviço não tem a ver com a Escola, mas sim com outras actividades que faço de modo voluntário ao serviço da comunidade. Até isto, o Ministério da Educação quer impedir!

Bom fim de Semana!
Na próxima semana terei mais 4 reuniões de avaliação e o restante trabalho associado.

Sem comentários: