domingo, novembro 09, 2008

A Irredutibilidade da Srª Ministra

Estive hoje na manifestação dos professores.

Também lamentei o facto da Plataforma Sindical não ter optado por unir e mobilizar todos os sindicatos e movimentos de professores numa manifestação única no dia 15, por ter sido esta, acho eu, a primeira data a ser sugerida.

No entanto fui à manifestação de hoje porque era preciso mobilizar o maior número de docentes, porque estou preocupado com o estado real da educação, com o futuro da educação dos meus alunos (e também com o futuro da minha filha) e não só com a minha situação como professor.

Infelizmente já ouvimos a reacção de tranquilidade da Srª Ministra. Diz que compreende o mau estar dos professores mas não faz nada para mudar porque segundo ela, está a fazer aquilo que é melhor para a Escola. Ora, eu acho que a Srª Ministra realmente não está (ou não quer estar) bem inteirada do que se passa nas escolas actualmente. Certamente recebe relatórios, (tal como as estatísticas da avaliação), apenas com os resultados positivos das medidas implementadas e que escondem "o lado negro" dessas mesmas medidas.

Será que é enganada pelas suas fontes de informação ou quer fechar os olhos para a realidade?

Não percebo como alguém pode ficar novamente indiferente a mais de 100 mil docentes que declaradamente mostraram a sua insatisfação com este estado de coisas.

Um líder é alguém que sabe ouvir as bases, como se diz na política. Um líder é alguém que sabe motivar para a mudança, mas de uma forma compreensível e aceite por aqueles que são agentes dessa mudança. Um líder na área da educação é alguém que sabe educar para a mudança.

Sem dúvida que a Srª Ministra não é uma líder destas. É uma líder que impõe a "mudança" pela força da Lei. É uma líder que decreta sem conhecer as consequências nefastas do decretado. É uma líder irredutível aos gritos de socorro e de alerta dos professores. É uma líder que não ouviu, não ouve nem quer ouvir aqueles que realmente vivem, sofrem e lutam pela Escola e pela Educação.

A manifestação de hoje foi bem organizada pela Plataforma Sindical. Mas, mais do que nunca os interesses dos professores não são movidos por forças politicas e sindicais mas por uma real preocupação com o estado da educação em Portugal.
O que será preciso para a Srª Ministra entender isto e responder positivamente ao grito de socorro e de alerta dos professores?
p.s.- algo que me impressionou hoje foi o minuto de silêncio que se teve no final da manifestação. Houve realmente silêncio absoluto numa avenida com mais de 100 mil pessoas. Nas aulas hoje, com 25 alunos, o silêncio para ouvir o professor, é algo ultrapassado!

Sem comentários: