terça-feira, janeiro 31, 2006

Homens de Deus

Ontem, fui assistir a uma conferência organizada pela ASPEC sobre duas ilustres figuras do protestantismo português do século XX: Eduardo Moreira (pai) e Ernesto Moreira (filho).
Foram dois "Cristo-didactas" que assumiram papéis de relevo na sociedade e no meio político nacional do século XX que tantas alterações sofreu. Entretanto, mantiveram-se fiéis a Deus, à Sua Palavra e ao testemunho evangélico como poucos conseguiram.
Como conclusão final ficou a importância de relembrar estas figuras para delas também retirar modelos de integridade e de acção cristã no meio em que estamos inseridos.

domingo, janeiro 29, 2006

E Deus pintou!

O lado leste da planície Carrizo, Temblor Range,
a cerca de 50 milhas a oeste de Bakersfield, Califórnia/USA.
Foto tirada por Barbara Mathews, em 14 de maio de 2005

sábado, janeiro 28, 2006

Apascenta...

Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão,... tu me amas?
Pedro entristeceu-se por lhe estar a perguntar isso pela terceira vez. E respondeu-lhe: "Senhor, Tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo."
Jesus lhe disse: "Apascenta as minhas ovelhas." (João 21:17)

Por vezes oro: Senhor, ajuda-me a fazer o que eu tenho para fazer! Mas então me apercebo que em vez disso devo dizer: "Senhor, ajuda-me a fazer o que tens para eu fazer!"

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Os icebergs da vida

Como os icebergs que, fora de água, não revelam a sua real dimensão e que podem aparecer quando menos se espera, assim são as más interpretações que se fazem das atitudes dos outros.
Uma palavra mal escolhida, uma frase que sai sem ser reflectida, um cumprimento que não foi dado ou uma acção não cumprida mas que era esperada, por vezes são pretextos para criar um sentimento de mágoa no coração de outra pessoa. Esta, em vez de tratar este pequeno "pedaço de gelo exterior", perdoando ou conversando com a outra pessoa de modo a esclarecer o que foi dito e feito, pode deixar que se desenvolva, sem ser vivível e perceptivel, um grande "iceberg no seu coração".
Quando não é derretido, mais tarde ou mais cedo, este iceberg vai criar estragos na vida de algúem. Só então se percebe a real dimensão dele. Mas, por vezes, já é tarde demais!

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Lideranças Diferentes

Realmente, se há um elogio que devo fazer ao Prof. Cavaco Silva, foi a sua forma de liderar a sua campanha para a Presidência da República, a qual foi coerente e de visão, integra e de respeito para com os seus adversários, mesmo quando estes não o respeitaram.
Por outro lado, notou-se realmente o "poder dos cidadãos" no resultado que o Dr. Manuel Alegre conseguiu. O poder político, e o seu líder (que também admiro), ao decidir não o apoiar, quanto a mim, cometeu o erro de demonstrar que aqueles que discordam dele, são considerados a lutar contra ele. E este é um grande problema dos líderes com grande poder de influência. Parece que desejam ter 100% de apoio em todas as suas ideias e é-lhes muito difícil conviver e cooperar com os que deles discordam.
E os líderes cristãos? Também se deixam vencer por este "lado negro" do seu nível de "protos"?

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Amores diferentes

Tenho andado a ler o Evangelho de João. Ao meditar em João 12:1-8 e no seu contexto apercebi-me de uma ideia profunda que este texto transmite. Querem saber qual?

Antes da Sua entrada triunfal em Jerusalém, Jesus preferiu passar o tempo com os seus discípulos mais chegados, com Lázaro, a quem tinha ressuscitado, as suas irmãs e outros judeus crentes. Em Betânia, perto de Jerusalém, Jesus foi recebido com um jantar especial. Marta servia (era a sua principal linguagem de amor); Lázaro estava à mesa com Jesus, certamente a passar um tempo de qualidade (talvez fosse também uma das suas linguagens de amor) e Maria decide expressar todo o seu amor por Jesus oferecendo-lhe um perfume caríssimo, com o qual ungiu os pés de Jesus (sem dúvida que a linguagem de amor de Maria era o toque e a oferta de presentes).
Entretanto, Judas critica esta atitude justificando-se com a mentira de que poderiam ajudar os pobres com aquele desperdício. Realmente Judas não amava Jesus e portanto não podia expressá-lo de nenhuma forma. Mas JESUS, reconheceu o valioso acto de amor demostrado por Maria (e certamente também pelos outros) e transmitiu-lhe palavras de afirmação dizendo a todos que enquanto Ele estava vivo, deviam demonstrar amor das diferentes maneiras que podiam. Jesus, sem dúvida, era um homem de palavras de afirmação, de restauração, de desafio!


"Enquanto Jesus vivia, cada discípulo, mostrava-lhe amor como podia." Esta foi a ideia que vi e que pude relacionar com o famoso livro de G. Chapman: "As Linguagens do Amor". Apercebi-me que esta pequena história tem como propósito principal: "Ensinar a cada discípulo que o seu amor por Jesus se devia expressar de diferentes maneiras e sem olhar a custos."

E quanto à aplicação pessoal? Realmente agora já não temos Jesus físicamente connosco de modo a expressar amor por Ele daquelas formas. O que podemos fazer? A nossa expressão de amor para com Ele, deve ser feita demonstrando amor (nas suas diferentes linguagens, porque todas são válidas) para com aqueles que nos rodeiam. A nossa família. Os nossos irmãos. E certamente também os pobres!

terça-feira, janeiro 17, 2006

Saber criticar e ser criticado.

"A maioria de nós não aprecia receber críticas, mas com frequência, este pode ser o serviço mais decisivo, zeloso e construtivo que alguém poderia prestar-nos." (ler mais...)

Realmente, concordo inteiramente com esta frase. A crítica construtiva, dita com respeito e amor, contribui para o crescimento em direcção à maturidade. Como alguém disse: "se temos medo das opiniões dos outros então não somos líderes!"

quarta-feira, janeiro 11, 2006

A formação teológica não é tudo...

... mas ajuda muito!
Cada vez mais vejo que a formação teológica foi importante para o meu crescimento integral e é importante para que haja renovação no ministério cristão. Pelo menos esta é a minha experiência. Se tiver oportunidade, não deixe de fazer alguma das disciplinas de formação Biblico-Teológica. A seguir, recomendo algumas que serão ministradas, no próximo semestre, no "IBP-ESETE".

Pedagogia e Didáctica”, “Evangelismo e Discipulado”, “Aconselhamento Cristão”; “Princípios de Liderança Cristã” (em Inglês); “Apologética” e Crescimento ao Longo da Vida”.
Invista na sua formação teológica para bênção do Reino de Deus!

"Para saber mais..."

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Renovação "Proibida"

Falámos que o nosso país precisa de uma renovação. É verdade. Mas também é verdade que é preciso que haja modelos saudáveis e profundos de renovação. Acredito que a Igreja deve ter esse papel, especialmente por meio das suas lideranças.
Infelizmente, é no meio delas que, em alguns (muitos?)casos, surgem diversas deficiências. Por exemplo em:
- saber trabalhar verdadeiramente em equipa,
- saber discordar dos outros em respeito e harmonia,
- saber ouvir aqueles que discordam e aprender com as suas opiniões,
- não manipular informações, para seu próprio benefício,
- ser íntegro e verdadeiro nas suas posições,
- saber aceitar que nem sempre se tem 100% de apoio, continuando a servir, quando isso acontece,
- e em não aceitar toda a honra quando uma equipa, e não uma só pessoa, contribuiu para o sucesso.

Como poderemos ser um exemplo com todas estas deficiências?
Mais grave ainda. Como renovar se a mesma for "proibida"?

ps-por "proibída" perceba-se "dificultada ou mal interpretada"

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Era o que eu dizia...

Precisamos de uma renovação também na nossa cultura de trabalho!
ps-agradeço ao meu colega Nuno A. pela foto

segunda-feira, janeiro 02, 2006

2006 - Ano de Viragem!

É o que todos desejam ao nível económico para Portugal! Uma viragem no sentido da retoma. Uma viragem no sentido do progresso e do desenvolvimento.
Realmente temos necessidade dessa viragem. Mas mais do que ao nível económico, necessitamos duma viragem ao nível do pensamento, ao nível da ética e dos valores, ao nível do esforço e da dedicação individual, ao nível da integridade e da moralidade.

"Não se conformem com os padrões e costumes deste mundo, mas sejam como gente diferente, através da renovação da vossa maneira de pensar." (Romanos 12:2, in O Livro)

Um ano de 2006 renovado!