quarta-feira, março 12, 2008

Um retrato da última semana de aulas

Final do dia de Domingo: Preparação de alguns materiais para as aulas da 2ªf e já bem tarde, correcção de uma turma de testes para entregar no dia seguinte.

Segunda-Feira, dia 10: Nove horas de aulas, das 8h15 até às 18h30. Após este desgastante dia, ainda é preciso participar na reunião de Directores de Turma. Chego a casa perto das 20h.

Terça-Feira, dia 11: De manhã é preciso continuar a corrigir mais testes e preparar as aulas da tarde. Às 12h30 já tenho de estar na Escola para outra reunião dos professores da minha disciplina. Segue-se mais trabalho de Direcção de Turma durante a tarde e termina-se com uma aula de hora e meia até às 18h30. Chego a casa por volta das 19h e aproveito para brincar um pouco com a minha filha que também precisa da minha atenção. Depois das 21h, se acham que é tempo de ver um filme ou ir para a cama, enganam-se. É preciso começar introduzir em folhas de cálculo todos os dados da avaliação dos meus 172 alunos. Já passa da meia noite quando interrompo esta tarefa.

Quarta-Feira, dia 12: De manhã, em casa, continuo a introduzir dados e a reflectir sobre as avaliações a atribuir aos meus alunos. Também recebi trabalhos de pesquisa de uma turma via email que precisei de avaliar e atribuir classificações. Às 12h35 já estou na Escola para mais uma reunião, desta vez do meu Departamento sendo que um dos assuntos é a Avaliação do Desempenho. Recebemos 8 páginas de folhas que teremos de prencher para este processo de avaliação e mais dezenas de páginas de informação de decreto e despachos sobre este assunto! Saio a correr da reunião para ir dar uma aula de entrega de teste e auto-avaliação final de período. Pelo caminho fico a saber que o irmão de uma aluna da minha Direcção de Turma desapareceu de casa. Ela vai a chorar para a aula...
No intervalo da aula falo com o Conselho Executivo sobre esta situação.
Já tocou mas, felizmente tenho um "furo" no qual aproveito para... descansar??? Não há tempo para isso. Os outros Directores de Turma precisam de ter antecipadamente as avaliações da minha disciplina e aproveito para as escrever no impresso próprio. São 16h e tenho de ir para outra aula dos tais alunos que me enviaram os trabalhos via email. Planeei que iria mostrar os seus trabalhos usando o projector de video e discutir alguns aspectos a melhorar antes de fazer a auto-avaliação final de período. No final da aula ainda fico a explicar aos alunos a razão de certos critérios de avaliação.
Toca e já tenho outra turma à espera de entrar na sala. Nesta turma, apesar dos bons alunos existentes, há 3 alunos que não deviam lá estar porque o seu perfil é totalmente o oposto de uma correcta atitude numa sala de aula. Temos instrumentos que permitam alterar esta situação? Isso não é preocupação do Ministério. Este só quer é que eles transitem de ano e não abandonem a Escola!
Saio da aula às 17h45 e o meu destino é a sala dos Directores de Turma. Preciso de actualizar o registo de faltas dos alunos no programa informático e imprimir cartas para enviar aos Encarregados de Educação de alguns alunos com problemas de assiduidade. Lanço também os níveis da avaliação atribuídos aos alunos da minha Direcção de Turma que sairão na pauta. São 19h e já é noite!
Janto, vejo algumas notícias, em particular sobre a Educação e vejo que o processo de avaliação é para avançar. Não há nenhum recuo como tinha sido dito. Apenas há alguma flexibilidade das Escolas na gestão dos prazos mas tudo tem de estar concluído como sempre esteve previsto!
Para desanuviar vejo bocados do (triste!) jogo do Benfica enquanto trabalho no computador, vejo o meu email e falo com a minha esposa que chegou.
Decido então escrever este post no meu blog e já são 23h20!
Vou parar por aqui porque ainda muito trabalho de espera.
Amanhã conto-vos!

1 comentário:

Jorge Oliveira disse...

Fiquei cansado só de ler.
:)