quarta-feira, Agosto 17, 2005

Descanso no Senhor

Neste tempo de descanso, depois de ter pensado na importância do descanso da mente, ocorreu-me, ao continuar a meditar na experiência de Elias, que o descanso deve realizar-se sob a base que é o Senhor. Ou seja, devemos descansar no Senhor.
Não confundamos com descansar do Senhor. Podemos descansar das responsabilidades religiosas mas não podemos nem devemos descansar do Senhor. Se descansarmos do Senhor estaremos a demonstrar que o relacionamento com Deus não é tão essencial para a nossa subsistência, como por exemplo o ar puro que respiramos num local de lazer.
Devemos sim descansar no Senhor.
Elias, como já vimos, passou por um estado de cansaço e depressão que o levou a pedir a sua morte. Este estado surgiu depois dele ter passado por uma grande luta espiritual (com os profetas de Baal), da qual saiu vitorioso. Mas não seria suposto ficar mais forte depois de vitória? Sim, se ele tivesse descansado no Senhor! Mas o que aconteceu foi que Elias descansou na sua própria pessoa, dado que ele se considerava ser o único profeta de Deus que ainda vivia (ver I Reis 19:10).
Mas o descanso de Elias no Senhor veio por iniciativa do próprio Deus. Como?
1. O Senhor alimentou e fortaleceu Elias.
2. O Senhor revelou-se a Elias por meio da Natureza e do Seu próprio Espírito.
3. O Senhor deu responsabilidades a Elias e mostrou-lhe que não era insubstituível.
4. O Senhor exortou e consolou Elias dizendo-lhe que existiam muitos mais profetas fiéis a Deus.

Na minha vida, preciso saber descansar no Senhor depois das lutas.
Descansar no Senhor porque preciso de recuperar forças, sendo alimentado por Ele e ouvindo a Sua voz, "um cicio suave e tranquilo". Descansar no Senhor, para ser exortado a não me elevar mais do que devo. Descansar no Senhor, também, para receber orientações sobre os passos a dar no futuro.

Questão: O que significa para si descansar no Senhor?

Sem comentários: