sábado, agosto 20, 2005

O Senhor não estava...

Continuo a meditar na história de Elias no monte Horebe, que é o monte Sinai (I Reis 19), e no significado das expressões repetidas "O Senhor não estava", nem no vento, nem no terremoto, nem no fogo mas sim num "cicio tranquilo e suave".
Foi também neste monte que o Senhor se revelou a Moisés e ao povo de Israel depois do êxodo. No dia em que Deus comunicou os dez mandamentos também usou fenómenos extraordinários da natureza (trovões, relâmpagos, tremores, fogo). Para quê? Moisés explicou ao povo que isto tinha como propósito provocar temor a fim de não pecar (Ex.20:20). Mas pecarem em quê? Pecarem no cumprimento da Lei de Deus, resumida através dos dez mandamentos sendo que o primeiro deles dizia: "Não terás outros deuses diante de mim" (Ex.20:3).
Acho que precisamos relembrar este acontecimento quando lemos a experiência de Elias também no monte Sinai e também usufruindo de manifestações poderosas do poder de Deus. Só que a Bíblia diz que o Senhor não estava nelas. Porquê?
Relembro que Elias passou por uma experiência espiritual muito forte traduzida numa vitória sobre os profetas de Baal. Apesar dela, ao ser ameaçado de morte, entrou num estado de depressão, resultado, creio eu, do seu cansaço mental e espiritual.
Então, no monte Sinai, na presença do próprio Deus, ele centra a atenção em si próprio. Respondeu ele à pergunta do Senhor: "(Eu) tenho sido zeloso, pelo Senhor...; e eu fiquei só e procuram tirar-me a vida". Elias estava com medo escondido numa caverna, enquanto lá fora, manifestações do poder de Deus aconteciam, semelhantes às que tinham visto Moisés e o povo.
Mas "O Senhor não estava" nestas manifestações do Seu grande poder porque Ele não precisava provocar temor em Elias para não pecar. Elias tinha sido sempre zeloso pelo Senhor, é verdade, mas neste momento ele estava a não perceber o problema da sua atitude. Elias não estava a perceber que ele estava a colocar-se à frente de Deus, que ele estava a ser "outro deus" diante de Deus. Porquê digo isto?
Elias só saiu da caverna quando ouviu o "cicio tranquilo e suave" e a voz de Deus que novamente lhe perguntou: "O que fazes aqui, Elias?"
- "O que fazes aqui, Elias?"
- "Estás a ver bem onde estás, o que estás a dizer e a sentir, quando Eu, o Deus Todo-Poderoso estou aqui diante de ti!?"
- "Estás a ver que estás a colocar-te a ti diante de Mim!?"
Mas qual foi a resposta de Elias? Exactamente a mesma resposta que tinha dado anteriormente. Continuava a não conseguir ver Deus por detrás de toda a situação, exactamente porque ele se encontrava à sua própria frente, e à frente de Deus! Percebem?
Esta atitude pode acontecer naturalmente quando há vitórias espirituais. Há a tendência natural do homem, mesmo nascido de novo, de se ver mais a si, em vez de ver a mão, o poder, O próprio Deus por detrás de tudo. É um perigo para o qual precisamos estar alertas, particularmente num período de luta e consaço espiritual.

Acho que Elias acabou por perceber isto, talvez um pouco antes de fazer a primeira viagem inter-mundos. No entanto acho que não percebeu a tempo de Deus lhe dar a sua última missão, da qual também fazia parte ungir o seu sucessor. Finalmente, Deus deu-lhe uma outra "injecção" de último recurso para tratar a sua depressão ao dizer-lhe que, fiéis como ele, existiam mais sete mil!

Sem comentários: