sábado, novembro 12, 2005

O Novo Evangelho!

A mega-procissão da “Senhora de Fátima” realizou-se hoje em Lisboa e teve um destaque absoluto do serviço público de televisão com a sua “maior operação mediática”. Na reportagem feita, de vez em quando, ouviu-se um bispo católico a referir que a “Nossa Senhora de Fátima” aponta para Cristo, como que procurando alertar para a Verdade. No entanto, em termos práticos, a Igreja Católica e o povo pensam de modo diferente. Até mesmo o Prof. Marcelo R. de Sousa referiu que “Fátima é a medianeira para Deus.
No início da procissão foi lido o texto bíblico: “Eu Sou a luz do mundo…”, referido a CRISTO, mas a convicção do povo católico é que a luz é a Senhora de Fátima. Dom José Policarpo reza dizendo: “Que nós mereçamos chegar à Glória de Deus…” e como se fosse possível, faz depositar essa fé na Senhora de Fátima.
O congresso Nova Evangelização teve como tema: “Cristo Vivo” mas é a estátua da Senhora de Fátima que simboliza isso! Um comentador referiu a Senhora de Fátima como a mãe que harmoniza o Deus Pai e o Filho Jesus Cristo. Acerca do congresso da “Nova-Evangelização”, uma repórter referiu-se a ele como anunciando um “novo evangelho”.
Mesmo que se diga que o congresso tratou do tema de como anunciar Cristo às pessoas, este acontecimento (e o povo português, na sua maioria), exalta e venera a Maria, senhora de Fátima, de quem se disse: “porta do céu”, “estrela da manhã”, “rainha concebida sem pecado original”, “rainha da paz”!
Mais do que relevar para segundo plano a pessoa de JESUS CRISTO, este acontecimento claramente explana um novo evangelho, no qual a Senhora de Fátima recebe os atributos de Jesus Cristo e o seu papel de mediador entre Deus e os homens.
Esta nova evangelização é realmente um novo-evangelho e não o Verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo! Só não percebe e aceita esta ideia quem não conhece ou quem deturpa a Verdade revelada na Bíblia que diz:
“Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, CRISTO JESUS, homem.” 1ª Tim. 2:5. “…O Filho de Deus é vindo e nos tem dado conhecimento para reconhecermos o verdadeiro…Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” - 1ª João 5:20. “…se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.”-Gál.1:9.
Acredito que há pessoas a crer em Cristo no seio da Igreja Católica e que certamente estão desejosas que se pregue o verdadeiro e único Evangelho. Mas pelo que se viu hoje, a tendência na Igreja Católica Romana não será essa mas sim a de continuar a fomentar os interesses daqueles que querem fazer de Maria e da Senhora de Fátima uma…deusa! Até a própria Maria nunca pensou que isso algum dia acontecesse.
Então disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador…” - Lucas 1:46

12 comentários:

Anónimo disse...

Professor:
Tenho uma amiga que recentamente assistiu um casamento e sentiu-se ao lado duma sacerdota Anglicana. Na conversa entre elas a minha amiga mencionou que a sua filha, com cinco anos, ainda não foi baptizado. A sacerdote disse, "Pronte, vamos a ele!" e a filha da minha amiga com cinco anos ficou baptizada. Também a outra filha, com quatorze anos, decidiu ser baptizada e foi.
Que eu saiba, a minha amiga não pertence a nenhuma igreja nem uma confissão de fé. Não sei qual foi a attitude da filha mais nova.
O que é que acha sobre baptismos desses? É interessante que a Bíblia nunca fala mal dos baptismos, mesmo baptismos muito estranhos.
Obrigado pela atenção. Um abraço. Jordan

Vitor Mota disse...

Jordan,
Embora não sendo este o tema do post, a minha opinião sobre o baptismo baseado naquilo que leio na Bíblia é que o baptismo é um acto público de demonstração que se crê em Cristo (ex. Act.8:37). Uma criança pode crer em Cristo e portanto ser baptizada, desde que esteja a compreender o significado desse acto. Mas não vejo na Bíblia uma orientação para o baptismo de todos independentemente da fé.
Um abraço,
Vitor

Hupernikon disse...

Concordo.
No grande tempo de antena que as televisões deram ontem a Maria, gostaria de ter ouvido uma das suas frases escritas na biblia
"...Façam tudo o que ele (Jesus) vos disser..."

Anónimo disse...

Viva a deusa-mãe! Paganismo em alta na Baixa.

João Pinto Elyseu disse...

Incrível como o Homem gosta tanto de colocar outro que não Jesus Cristo como o ÙNICO meio para se chegar a Deus. É simples... Na Bíblia toda só se fala de Jesus, porquê tentar sempre encontrar outro que não ele. Porquê? Como é que é possível que se faça um evento dizendo que o tema é "Cristo Vivo" e o centro da coisa é uma procissão à Santa. Que falta de coerência e senso nas palvras e acções deste povo! O foco sempre foi, é, e sempre será JESUS CRISTO! (Joao 14:6)

Anónimo disse...

Na igreja católica Deus está às ordens da sua mãe como qualquer bom filho. Qual o espanto :)

Vitor Mota disse...

O meu espanto dependerá de quem diz isto e do grau de ironia.

Paula disse...

Realmente grande confusão...

Anónimo disse...

A tua voz junta-se a algumas dentro da Igreja
Católica, ainda que poucas, contra o que parece serem motivações
economicistas e fraudulentas que estão por detrás do fenómeno Fátima.

Anónimo disse...

É talvez uma das temáticas relacionadas com o Catolicismo Romano que mais me revolta. Participei, durante alguns anos num projecto de evangelismo em Fátima e lidei directamente com muitos perigrinos durante a sua peregrinação. A maioria tinha os pés em ferida e muitos uma vontade muito grande de agradar a Deus e conseguir o seu favor mas a viver na ignorância acerca do verdadeiro caminho para o Pai. Lembro-me de uma senhora que me disse com as lágrimas nos olhos, depois de lhe explicar qual era o plano da Salvação, " - Sabe menina, aquilo que percebo é que fazemos tudo isto para agradar a Deus e acabamos por entristecê-lo." Depois destas experiências o foco da nossa vida muda, e percebemos a responsabilidade que temos ao falar da verdade.

Este ano tive a oportunidade de visitar o Vaticano e saí com a convicção que o catolicismo Romano tem muito pouco de cristianismo, é uma igreja mariana. Em todas as representações de Jesus, Ele surge numa posição de submissão ou dependência de Maria. Não é de estranhar, atendendo a que nos numerosos locais de culto e museus religiosos que visitei em toda a Itália, a unica Bíblia que vi, pertenceu ao Savonorola. No vaticano podiamos comprar cópias das Cartas da Lucrecia Borgia e bulas de excumunhão de alguns notáveis mas não se via nem a sombra de uma Bíblia.

Anónimo disse...

Desculpa meus irmãozinhos...mais vcs estão muito mal informados...vcs não são nada...vcs são apenas anti-Marianos...
Como entrar no Céu sem todos os dias pedir benção a nossa Mãe que vive intercedendo por nós a Jesus Cristo???
eu odiaria quem alguém entrasse na minha casa e não falasse com a minha Mãe...
Independente de qual seja a religião de vcs, a igreja éa casa de Deus e com certeza Deus está com vcs e Jesus Cristo tbm com sua mamãe do lado dele e vcs naum percebem isso...e imagina a tristeza de Jesus ao ver vcs desprezando a Mãe dele...
IGREJA CATÓLICA É IGREJA UNIVERSAL...É a única hierarquica...a unica q vc pode ir em qualquer lugar do mundo q vc vai encontrar uma e vai estar sendo pregado o mesmo evangelho...
A igreja que Deus deixou no mundo...o resto eh invenção do homem

Vitor Mota disse...

Prezado anónimo,
Só lamento que não haja fundamento bíblico para as suas palavras. Se estiver com dúvidas poderá ler em Mateus 12:46-50; Actos 4:12 por exemplo.
Não deixo de valorizar o papel de Maria como Mãe do Salvador mas de modo algum isso lhe conferiu algum papel ou poder especial diante de Deus.
Saudações.
V.