domingo, novembro 06, 2005

Os Salmos que Jesus Lia

Antes de o terminar de ler, tinha colocado "A Bíblia que Jesus lia" de Philip Yancey na prateleira. Não sei qual a razão. Mas ao ouvir um boa recomendação acerca dele voltei a tirá-lo para reiniciar a sua leitura.
Como sabemos, nos tempos de Jesus, as Escrituras Sagradas eram compostas basicamente pelos livros que hoje fazem parte do Velho Testamento. Os livros da Lei, o livro de Jó, os Salmos, Eclesiastes e os Profetas faziam parte das leituras preferidas de Jesus (e dos díscípulos) e daí as suas constantes referências no Novo Testamento.
Ao ler o que Yancey escreveu sobre os Salmos fiquei também a perceber melhor o porquê deles serem tão preferidos pelos cristãos. "Os Salmos oferecem um modelo de terapia espiritual" no sentido em que expressam toda a sorte de emoções e de atitudes do seu humano (de vitória e derrota, de louvor e angústia) e ao mesmo tempo conseguem colocar Deus no centro de tudo. "Davi e os outros poetas conseguem fazer de Deus o centro gravitacional da vida deles, de maneira que tudo estava relacionado a Deus." (pg.128).
É este um bom propósito para a vida não é?!
Efectivamente. E especialmente em momentos de sofrimento, injustiça, de doença grave ou mesmo de morte nenhum outro alívio podemos encontrar senão na abertura que temos por parte de Deus de lhe dizer tudo o que precisa sair de dentro do nosso coração!

ps-as nossas orações a Deus vão para os nossos irmãos que estes dias passados perderam um ente querido.

6 comentários:

Hupernikon disse...

Bom livro.
Deus é o meu refugio nos tempos de angustia...

Paula disse...

Gostei dessa descriçao dos salmos. São sem dúvida o reflexo das almas humanas à luz de Deus. Eu gosto mto dos Salmos.

Anónimo disse...

Excelente esta maneira de ver os Salmos! Por isso nos emocionamos, rimos ou choramos! Nada como ter Deus no centro da nossa existêcia...

Jorge Oliveira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vilma disse...

Um livro excelente! Para ser "ruminado"!

Jorge Oliveira disse...

Os Salmos são uma excelente terapia de revitalização da alma e do espírito porque são a Palavra de Deus.
Abraços.