terça-feira, janeiro 17, 2006

Saber criticar e ser criticado.

"A maioria de nós não aprecia receber críticas, mas com frequência, este pode ser o serviço mais decisivo, zeloso e construtivo que alguém poderia prestar-nos." (ler mais...)

Realmente, concordo inteiramente com esta frase. A crítica construtiva, dita com respeito e amor, contribui para o crescimento em direcção à maturidade. Como alguém disse: "se temos medo das opiniões dos outros então não somos líderes!"

9 comentários:

Anónimo disse...

"Como alguém disse: 'se temos medo das opiniões dos outros então não somos líderes!'"

Concordo, plenamente. Até digo que se não queremos receber críticas construtiva não devemos tomar uma posição de liderança.

Jorge Oliveira disse...

Ter medo das opiniões revela que o que se defende não é defensável.

Vitor Mota disse...

Excelentes implicações!

Vilma disse...

Concordo inteiramente! Temos que saber receber criticas e crescer com elas, assim como também ter a sabedoria de as dar...que nem todos têm!

rui miguel duarte disse...

Fazer essa aprendizagem (lidar com a crítica) é difícil para algumas pessoas (falo por mim), é duro, custa muitas feridas sangrantes sem anestesia, mas é essencial. é a condição sine qua non de vida em Cristo, para verdadeiramente sermos o corpo, ramos em que circula a mesma seiva da raiz e do tronco. o amor tudo sofre e tudo aguenta, jamais esmorece.

Anónimo disse...

"Ouve o conselho, e recebe a correcção, para que sejas sábio nos teus últimos dias." Prov19:20

Volney Faustini disse...

Todo o feedback é valioso - e na sua maioria, generoso. Gosto dos esquemas da Janela de Johari. Muita gente está usando essa ferramenta (aqui na 'Terrona') pra gerar mudanças. Interessante (pra quem conhece) como tem tudo a ver com seu post e os comentários.
Saudações verde-amarelas e canarinhas (em Cristo - é claro!).

Vitor Mota disse...

Obrigado Volney pelo comentário. Fiquei interessado em saber mais sobre "os esquemas da Janela de Johari." Pode ajudar-me no como?
Um abraço de Portugal!

Vitor Mota disse...

Bom, já pesquisei sobre a Janela de Johari. Conhecia os esquemas mas não por este nome. Obrigado e vou tentar ver como aplicar este conhecimento no dia a dia! Quem quiser saber mais veja: http://www.siamar.com.br/pastavideos/janelajohari.htm