Fui assistir à palestra, promovida pela ASPEC, de Adauto J. B. Lourenço que é Mestre em Física, sobre a Teoria do Desenho Inteligente. Por vezes, fazem-se críticas a uma teoria sem conhecer realmente o que ela diz. No caso desta teoria é importante saber que ela afirma e como é estruturada. Vejamos, temos:
- Teoria do Desenho Inteligente
- Criacionismo científico
- Criacionismo do Universo Recente
- Criacionismo Religioso (Cristianismo, Judaismo, Islamismo, etc)
"Em resumo: a teoria do desenho inteligente propõe que existe um design real e intencional na natureza, o qual evidencia uma criação. O criacionismo científico propõe que existe um Criador e que ele trouxe a existência todas as coisas segundo um plano seu previamente estabelecido. O tempo de existência do universo não é um fator importante. O criacionismo científico do universo recente propõe que existe um Criador e que ele trouxe a existência todas as coisas segundo um plano seu previamente estabelecido. Diferente do criacionismo, o criacionismo do universo recente trabalha com evidências que provam que o universo e o planeta Terra são recentes, tendo apenas alguns milhares de anos. O criacionismo religioso é a proposta encontrada em cada um dos escritos religiosos. Alguns apresentam possibilidades de testes científicos para a sua comprovação, ao passo que outros não. Em geral, quanto se fala do criacionismo, associa-se o mesmo com o criacionismo religioso. É importante notar que existe uma diferença. O criacionismo científico não procura nem provar nem conhecer o Criador. O criacionismo científico estuda apenas a criação." (in: Universo Criacionista)
Ou seja, podemos dizer que esta teoria só afirma que houve uma criação e portanto terá havido um Criador. Sim. Mas a vantagem é que esta ideia pode afirmar-se, mesmo no ensino público porque trata-se de uma ideia científica. Portanto, ela não afirma quem foi o criador nem como aconteceu, e não deve porque essas afirmações têm como fundamento principal a fé.
Eu , por exemplo, como cristão creio que foi o Senhor Deus Jeová, o criador, e não de uma forma evolutiva, mas não devo afirmar isso, numa aula de escola pública porque estaria a impor a minha fé aos meus alunos. No entanto, como professor, posso explicar a teoria do desenho inteligente e assim afirmar que a teoria criacionista é tão válida quando a naturalista de onde deriva a evolução (que, actualmente, é a única a ser ensinada nas nossas escolas).
Acho que esta confusão entre aquilo que se deve afirmar (porque é científico) e o que não se deve (porque se baseia na fé) existe realmente e contribui grandemente para que a nossa sociedade e os media ignorem ou ridicularizem quem afirma o criacionismo.
Por isso esclareçamos os termos e sejamos mais "científicos" se queremos que o criacionismo comece a fazer parte da discussão sobre a origem da vida no ensino nacional!
ps. A foto é da Nebulosa Helix e realmente é parecida com um "Olho". Deixa-nos a pensar, pelo menos!
6 comentários:
Tirar o Criador da criação para mim não faz nenhum sentido, embora o Criacionismo não negue a ciência, é quase impossível crer no Criacionismo Bíblico sem a fé e a espiritualidade.
Penso que não se trata de obrigar os outros a terem a "nossa fé" nas aulas de História, trata-se de contar todas as explicações plausíveis sobre a origem e existência da vida.
Que Deus também possa ter lugar “na História”.
P.S. - A foto(?) está espectacular.
Sim, aí está! "É quase impossível crer no Criacionismo Bíblico sem a fé e a espiritualidade." Por isso a vantagem de só falarmos em criacionismo - que é científico, (e de onde se pode deduzir a existência do Criador). Acho que é até este ponto que devemos chegar nas aulas. Deste modo estaríamos a introduzir uma opção que até agora é rejeitada, a saber, que a vida não surgiu por acaso!
O que é que aconteceu ao http://ibp-esete.blogspot.com ???
Por algumas razões teve de mudar para:
http://ibp-esete-rp.blogspot.com/
Desculpe e obrigado.
Tambem o ouvi ca em queluz. mesmo interessante. O criacionismo esta baseado em leis, e pode ser comprovado em muitos pontos cientificamente.
Ao mesmo tempo ensina-se nas nossas escolas uma teoria como se fosse um facto...
A beleza da criacao faz-nos chegar a conclusao de que ha uma emnte estetica por detras de tudo... nao e apenas funcionalidade, e arte tambem.
O senhor Adauto sabe bem o que diz.
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